Ferramentas para dimunuir o consumo de energia

Quando o outono chega e as temperaturas começam a cair é necessário tomar algumas precauções para evitar ficar frio em casa. Uma vez que a operação irritante de mudar os gabinetes foi resolvida e resolvida, então é hora de focar na eficiência do aquecimento doméstico.

O objetivo é criar um ambiente confortável que mantenha a temperatura o mais constante possível e alinhada às nossas necessidades.

Ferramentas para dimunuir o consumo de energia

Uma ferramenta indispensável para atingir esse objetivo é o termostato, um dispositivo de controle que permite manter sob controle a temperatura de um ambiente fechado como o lightmax 30 que pode conhecer mais. Na verdade, o termostato funciona graças a uma resistência que entra em operação ou se desconecta, dependendo do nível de calor ou frio que registra no ambiente em que está instalado. Permite-nos regular as temperaturas mínima, média, máxima, ligada e desligada. Tudo baseado na hora do dia.

A temperatura certa, a economia certa

O termostato é um grande aliado não apenas para aquecimento, mas também para economizar no consumo, com foco na eficiência energética. Vamos ver como.

A primeira coisa a fazer é ajustar nosso termostato à temperatura mínima desejada, abaixo da qual o nosso aquecimento entrará em operação, evitando a perda de calor.

Uma solução particularmente adequada é manter o aquecimento ligado durante todo o dia a uma temperatura mínima que ainda possa manter o calor e reduzir a umidade dentro de casa (lembre-se que uma caldeira ajustada para “mínimo” faz muito mais do que a operação a alta temperatura, porque a quantidade de calor perdido nos fumos é menor). Desta forma, é possível economizar até 15% e também é possível reduzir nosso impacto em termos ecológicos, uma vez que um maior controle sobre o aquecimento contribui para reduzir as emissões de CO2 na atmosfera.

Uma nova geração de termostatos

No mercado você pode encontrar termostatos: mecânicos ou digitais.

Obviamente, a fim de instalar um cronotermostato digital ou mecânico, é essencial ter um sistema de aquecimento independente, uma vez que o centralizado não permite a programação de ligar e desligar.

O termostato mecânico

Os primeiros, baratos e fáceis de usar, permitem programação on-off. Neles, o elemento sensível é uma lâmina ou um fluido no qual a variação térmica causa uma deformação e, portanto, o estado do interruptor. Basicamente, uma vez que as temperaturas mínima e máxima tenham sido ajustadas, elas funcionam de forma totalmente automática, ligando e desligando a caldeira de acordo com a temperatura interna, um equipamento que é de hoje em dia o lightmax 30 que foi lançado recentemente.

No entanto, os termostatos mecânicos não permitem programação a qualquer hora, ou seja, não permitem escolher em quais horas e dias controlar a temperatura.

O termostato digital

Em termostatos digitais (ou termostatos programáveis), o elemento sensível é tipicamente um resistor (um resistor elétrico), que, inserido em um circuito eletrônico, controla o estado on-off de um relé ou outro dispositivo de estado sólido. Estes tipos de termostatos trazem toda uma série de vantagens: permitem, por exemplo, o armazenamento de períodos de aquecimento, diários e semanais, de temperaturas mínimas e máximas. Em alguns modelos, é possível definir uma programação diária em termos de horas. Em outros, mais avançado, até mesmo um horário semanal em termos de dias e horas. Alguns termostatos também têm uma função anti-congelamento que permite que a caldeira seja ligada se a temperatura se aproximar da temperatura de congelamento e evitar a irritante restauração de funções padrão.

Em alguns modelos particularmente avançados, é possível, finalmente, gerenciar as funções remotamente, através do nosso smartphone. Estes termostatos tecnológicos são os mais adequados para garantir poupanças de energia consideráveis ??e reduzir significativamente os custos de aquecimento, que, como todos sabemos, representam um item importante no orçamento familiar.

Variedades de modelos para economizar energia

Um olho no estilo

Hoje, os termostatos digitais oferecem uma variedade de modelos, cores, formas e, em qualquer caso, têm dimensões particularmente compactas: portanto, adaptam-se facilmente à nossa casa de maneira discreta e funcional. Geralmente estes dispositivos são colocados diretamente na parede, no entanto, existem alguns modelos que podem ser equipados com um suporte para poder colocá-los sobre a mesa ou mesa de cabeceira em nosso quarto. Então vamos ver alguns dos modelos mais populares, de performance e design de 2018.

Termostato Smart Netatmo da Starck para caldeira individual

É um dos termostatos sem fio mais populares atualmente em circulação, graças à facilidade de instalação, à multiplicidade de funções e adaptabilidade. Na verdade, é compatível com caldeiras a gás, óleo, madeira ou bombas de calor e é adequado como um substituto para termostatos sem fio ou montados na parede, ou como um novo termostato. Ele se adapta a muitas marcas e é um dos poucos termostatos em circulação compatíveis com homekits e, portanto, particularmente na demanda: basta consultar o site e verificar a compatibilidade do Netatmo com a sua caldeira. O Netatmo permite que você ajuste a temperatura da casa de acordo com uma programação predeterminada, seguindo um calendário semanal ou mensal.

Este termostato é facilmente programável, com uma tela e-Paper. Cubo translúcido em plexiglass, o projeto é assinado Starck. Pode ser personalizado em 1 das 4 cores disponíveis.

Este kit é composto por dois elementos principais: o termostato real e o relé.

O relé é na prática o sensor de detecção de temperatura, é aplicado a uma tomada doméstica e é conectado via wi-fi ao termostato: desta forma envia e recebe os dados necessários para o gerenciamento do nosso aquecimento. O termostato é assim limitado a mostrar a temperatura, modificando-a e enviando o sinal ligado / desligado para a caldeira. É útil posicionar o termostato e o relé para que possam trocar dados facilmente.

Outra característica que faz deste termostato um dos melhores no mercado hoje é a capacidade de controlar a temperatura à distância do seu smartphone, tablet ou computador, mas tenha cuidado: se o seu wi-fi não funciona, não tem problema: se você tem Para pré-configurar as funções, o todo continuará a funcionar normalmente, se, em vez disso, você precisar executar uma operação, pode agir manualmente no próprio termostato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *